As duas Áfricas

Geografia

O continente africano é o terceiro maior continente do planeta e possui uma diversidade imensa, por isso foi dividido em duas Áfricas: África Mediterrânea e África Subsaariana.
A África Mediterrânea, situada ao norte do deserto do Saara, é composta por apenas cinco países (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito), além do território do Saara Ocidental. Já a África Subsaariana, compreende toda a área localizada ao sul do Saara, correspondendo a mais de 75% do continente.
História da África do Sul

 

A África do Sul possui uma história muito antiga, pois sítios arqueológicos apontam para a existência de hominídeos cerca de 3 milhões de anos naquele território.

Ele era habitado por povos como os Khoisan, Xhosa e Zulu, até que, no século I, a região foi conquistada pelos bantus, os quais constituíram verdadeiras cidades durante o século V. Eles cultivavam diversos tipos de cereais e dominavam técnicas refinadas de metalurgia do ferro e tecelagem.

Vale destacar a criação da União Sul-Africana em 1910, quando foram unidos o o Transvaal, a Colônia do Cabo, a Colônia de Natal e a Colônia do Rio Orange.


África do Sul e o Apartheid

Outra parte da história mais recente da África do Sul esta marcada pelo “apartheid”, termo africâner para expressar a segregação causada pela dominação branca sobre a população negra naquele país.

Assim, quando foi estabelecida a União Sul-Africana em 1910, ja estava prevista na Constituição da União a proibição do voto aos africanos não brancos que residissem fora da região do Cabo.

Um dos últimos esforços pelo apartheid foi a Lei da Proibição dos Casamentos Mistos de 1991. Entretanto, neste mesmo ano, o presidente Frederik de Klerk ja negociava a transição do regime racista.

Ela foi consolidada após a vitória democrática de Nelson Mandela em 1994, que se tornou o primeiro governante negro do país após 27 anos na prisão.
A África do Sul passou a se destacar economicamente após o fim dos embargos econômicos impostos pela ONU àquele país.

Ela desenvolveu uma boa estrutura financeira, jurídica, energética, de transportes e telecomunicações.

A moeda que circula no país é o Rand Sul-Africano e sua economia está situada no 45º lugar do ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

Em seu setor primário, destaca-se a Mineração, visto que este país é um dos maiores produtores mundiais de ouro e diamantes.

 






Quem viu essa dúvida tambem viu essas

As duas Áfricas   África Mediterrânea e África Subsaariana   Como originou-se a África do Sul  

Tenho Dúvidas